Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI realizam projeto Piauícidade: "Na Terra do Sol"

Estudantes da UFPI realizam projeto Piauícidade: "Na Terra do Sol"

Com o enfoque em socializar a produção cultural piauiense, os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) idealizaram o projeto Piauícidade: Na Terra do Sol. Foi realizado durante a quinta-feira (27), no Auditório Noé Mendes do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Anfiteatro do Centro de Ciências da Educação (CCE).

Segundo o estudante e organizador do projeto Mickael Viana a ideia surgiu da necessidade de discutir sobre a cultura piauiense. "A curiosidade e a carência de discussão sobre a história, literatura e música do nosso Estado, nos motivou a realizar esse evento, e o resultado foi bastante gratificante, pois quem participou adquiriu muita informação", declarou Mickael.

Professor e Músico Vagner Ribeiro e o estudante Mickael Viana, durante a palestra Musicalidade Piauiense

Foi destacada a contribuição de personalidades que levam o nome do Piauí além de suas fronteiras, bem como a construção da identidade cultural dos piauienses por meio da arte, música, literatura, dança, moda, artesanato e a trajetória histórica de formação do Estado do Piauí.

Piauícidade foi finalizado com apresentação musical de Maurício Georgevitch, onde foi desenvolvido um trabalho dentro do estilo egípcio, referenciando a parte oriental da África em menção ao mês da consciência negra. "O objetivo da apresentação é mostrar como o certo o conhecido podem ser desconstruídos, questionados e reapresentados. Levando os espectadores à uma viagem sensorial e principalmente sonora e visual", afirmou Maurício Georgevitch.

Exposição de foto e telas produzidas pelos estudantes da UFPI

O projeto foi contemplado com palestras do Profº e Mr Airton Sampaio de Araújo, Profª Mr Maria de Jesus Farias Medeiros, Músico e Profº Vagner Ribeiro e do Movimento Estudantil, exposição de fotos e telas produzidos pelos estudantes e mostra cultural com trabalho autoral.